O caso mais comum de uso do trabalho temporário é na época de final de ano, quando uma loja precisa de vendedores para suprir a movimentação do Natal. Mas muito se engana quem pensa que essa é a única forma que ele pode ser usado.
A seguir, veja o que é essa modalidade de contratação, quando é vantajoso recorrer a ela e quais os principais benefícios que o trabalho temporário pode trazer para sua empresa.
É considerado trabalho temporário quando a contratação segue todas estas especificações:
– Período determinado no contrato
O prazo pode ser de no máximo 180 dias, sendo possível prorrogar por mais 90 dias consecutivos ou não.
No final do contrato, se a empresa quiser poderá reativar o trabalho, mas deve esperar pelo menos 90 dias. – Deve ser realizado através de uma ETT – Empresa de Trabalho Temporário
Tal decisão, assim como outras regras e direitos dos trabalhadores e empresas, está formalizada na Lei do trabalho e é um grande ponto em que o trabalho temporário se difere do trabalho informal ou terceirização.
Veja as principais situações em que a modalidade é vantajosa para a empresa.
– Em momentos de grande demanda de produtos ou serviços em decorrência de datas comemorativas.
– Em casos onde a empresa ou indústria recebe alguma encomenda especial e precisa aumentar a produção rapidamente.
– Quando é preciso substituir funcionários que estão afastados por licença ou estão de férias
– Quando o empregador quer conhecer melhor como um colaborador se comporta no dia a dia para uma possível vaga fixa (mesmo que no futuro)
– Reduz gastos
Não há custos com a contratação de funcionários envolvendo encargos trabalhistas.
Além disso, a redução de serviço da equipe interna de RH pode ser convertida em outros benefícios para a instituição.
– Agiliza a contratação
Não apenas os gastos mas o tempo é poupado no processo de seleção e recrutamento da mão de obra, já que este serviço fica a cargo da empresa de trabalho temporário.
A contratação é rápida e simplificada, mesmo que a demanda apareça de uma hora para outra.
– Apresentar novos talentos
É uma chance para a empresa conhecer o trabalhador e vice-versa, o que aumenta as chances de realizar uma boa contratação ao surgir uma oportunidade de efetivação.
– Eleva a qualificação dos profissionais
Por ser realizado por uma empresa especializada, o processo seletivo e o treinamento tendem a reunir colaboradores melhor qualificados, que terão uma motivação a com a possibilidade da efetivação do cargo.
– O contrato pode ser encerrado a qualquer momento
O máximo que um trabalho temporário pode durar é 6 meses (consecutivos ou não), mas o empregador pode desligar o trabalhador antes deste período sem qualquer complicação.
Como você pode ver, a contratação de trabalho temporário pode trazer muitos resultados positivos para seus negócios.
Mas para que isso seja possível é preciso contratar uma empresa de trabalho temporário eficiente. O Grupo Mendonça também está apto a fazer essa intermediação em conformidade com a legislação e com muito profissionalismo.
Nós dispomos de serviços de vigilância temporários entre outros serviços que certamente irão atender às demandas específicas de sua empresa.
Entre em contato, vamos conversar.